Na Rússia, governantes acharam uma boa ideia adotar o sistema de “Fan ID” da Copa do Mundo como regra para todos que frequentam o futebol no país. Nesse sistema, o torcedor precisa fazer uma identidade digital que vai concentrar suas informações e servir para a realização de suas compras. As justificativas falam de “segurança”.

O processo vem desde 2019, mas no dia 30 de dezembro de 2019 Vladimir Putin assinou uma lei que especificava um número de estádios que deveriam ser acessados exclusivamente através do Fan ID. Além disso, o Estado bancaria a implementação de novos sistemas de segurança nesses estádios, incluindo câmeras com identificação facial.

O sistema seria obrigatório em todos os jogos da Premier League Russa nesses estádios e eventualmente se expandiria para todas as arenas do país.

Eventualmente as torcidas de todos os times da Premier, com exceção do Akhmat da Chechênia, fizeram protestos, como reportou a Novaya Gazeta. A RT citou fãs protestando que tal medida passa por cima da lei que prevê que uma pessoa só pode ser proibida de entrar no estádio por uma decisão judicial – com o Fan ID os serviços de segurança poderiam impedir a entrada arbitrariamente.

Realnoe Vremya publicou em fevereiro de 2023: “Como o Fan ID mata o futebol russo”. Cita os lemas de torcedores que dizem “um torcedor não é um criminoso”. Mais importante, a matéria demonstra a queda drástica de frequentadores nos jogos, números que nunca foram menores dentro do atual sistema de temporadas. Além do aspecto de controle repressivo, outro motivo citado seria a burocracia envolvida no processo.

A federação russa de futebol e o campeonato estão tentando tomar medidas para atrair registros, como benefícios associados a empresas (como uma “assinatura Yandex premium” por 60 dias) e sorteios de prêmios variados.

O Meduza cobriu a mesma situação em reportagem própria, usando uma citação do jogador Andrei Kanchelskis (ex-Manchester United) em seu título: “o Fan ID está matando nosso futebol. Estádios estão condenados a ficar vazios. Esse é um projeto anti-futebol”. Além de outros jogadores, o técnico da seleção russa de futebol, Valery Karpin, também está na oposição.

Alguns jogos estão praticamente vazios, apesar de parlamentares do partido governante (Rússia Unida) terem dito no passado que mais pessoas frequentariam por causa da suposta segurança.

O Fan ID enfrenta oposição dos comunistas na Duma estatal, personalizada na voz do deputado Sergey Obukhov, que chama a ferramenta de “restrição dos nossos direitos com o disfarce da conveniência da digitalização” e fez um projeto de lei pedindo sua abolição. O deputado manifesta muita desconfiança com processos de digitalização “sem controle público”. O próprio Obukhov já foi detido em um metrô por conta do sistema de reconhecimento facial, mas sua crítica se estende para uma série de questões “futurísticas” – vazamento de dados, inteligência artificial, NFTs e neuralinks.

Em outro momento, Obukhov chamou o Fan ID de ofensa contra os torcedores que “são patriotas e apoiam a Operação Especial “(na Ucrânia), uma forma de “controle digital extrajudicial sobre os cidadãos livres da Rússia”. O líder do Partido Comunista da Federação Russa, Gennady Zyuganov, também se manifestou contra o Fan Id dizendo que “precisamos parar de colocar etiquetas digitais nos cidadãos”.

Em 2009 um sistema de identificação de torcedores foi implementado na Itália, a tessera del tifoso, o que também provocou protestos e a principio reduziu o número de frequentadores nos estádios.

Fontes

https://novayagazeta.ru/articles/2022/02/06/fanaty-vsekh-futbolnykh-klubov-rpl-krome-chechenskogo-akhmata-vystupili-protiv-fan-id-news 06/02/2022

https://russian.rt.com/sport/article/952853-fanaty-protest-fan-id 25/01/2022

https://realnoevremya.com/articles/6971-falling-attendance-of-football-matches-in-russia-due-to-the-fan-id-launch 15/02/2023

https://www.sports.ru/football/1114943912-rfs-obyavil-rozygrysh-prizov-sredi-oformivshix-fan-id-sredi-prizov-kva.html 02/03/2023

https://meduza.io/feature/2023/03/15/zakon-o-fan-id-ubivaet-rossiyskiy-futbol-tochnee-to-chto-ot-nego-ostalos

https://kprf.ru/activity/healthy-life/217221.html 08/03/2023

https://www.sports.ru/football/1115036697-deputat-kprf-obuxov-o-fan-id-chast-partii-vlasti-kotoroj-nejmetsya-sde.html 05/04/2023

https://t.me/zyuganov/5063 09/03/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *