Estou desde dia 23 preparando um vídeo sobre o último tema de fúria adolescente que causou comoção na mídia da Rússia e da Ucrânia. Houve um escândalo por causa de uma subcultura de jovens otakus (entusiastas de animações japonesas, sobretudo, mas cultura japonesa em geral). Espero concluir em breve.

Mais especificamente, jovens usando cabelos longos e extravagantes, com roupas pretas com um símbolo de aranha, inspirados em um grupo criminoso do anime Hunter x Hunter, chamado de “Genei Ryodan”.

Nasceu como trend de tiktok iniciada por alguns rapazes em 2022 (aparentemente o primeiro foi um influencer de Kiev), evoluiu para um mercado de roupa e estampas, entrou na moda entre meninos e meninas e gerou grupos na internet, no Telegram e no VK. Uma identidade visual é valorizada em redes sociais que incentivam a exposição de imagens e a identidade compartilhada também se transporta para outros ambientes virtuais como jogos online, sobretudo o jogo Dota 2.

“Ryodan” virou “Redan”. E além disso, adicionaram a sigla Che-Ve-Ka antes do nome, virando “CVK Redan”, o que significa “Companhia Militar Privada”, como uma paródia de algo que estava projetado na mídia depois do início da operação russa na Ucrânia: o Grupo Wagner, CVK Wagner, ou como é conhecido no ocidente, PMC Wagner, de Private Military Contractor.

Os adolescentes marcaram através da internet grandes encontros em shoppings na Rússia e na Ucrânia. 

Na Rússia, em São Petersburgo, no dia 26 de Fevereiro, a polícia deteve 200 jovens em um shopping.

Em Moscou, foram 300 detidos e encontraram pistolas de airsoft, facas e latas de gás. Vídeos rodaram nas redes sociais e foram reproduzidos nos jornais mostrando os adolescentes brigando.

Jovens também foram detidos no sul, em Kazan e a polícia também patrulhou um shopping em Novosibirsk.

Episódios em menor escala ocorreram em outras cidades do país.

Na Ucrânia, episódios ocorreram em Kiev, Lvov e Kharkhov. Em Kiev a polícia deteve jovens com soco-ingleses e latas de spray (de pimenta) perto do shopping Gulliver.

A situação em um shopping em Karkhov foi mais dramática: detenções foram realizadas pelo exército (a cidade está militarizada, em guerra). Cerca de 200 jovens foram presos no shopping Nikolsky.

Um confronto entre jovens semi-uniformizados fãs de um anime japonês com jovens que preferem um vestuário ligado aos esportes, ao hip hop e celebram uma cultura de brigas. Os jovens

No vídeo vou falar de mais detalhes e informações desse confronto, bem como a representação midiática dele.

Vou falar de temas como:

– Hooliganismo e delinquência juvenil na Rússia.
– Comportamento jovem na internet.
– Nacionalismo, patriotismo e cultura na Rússia.
– A representação midiática e a recepção dos acontecimentos no jornalismo.
– A representação do hooliganismo e suas “boas intenções” no cinema soviético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *