PARK

“Certamente, Park Chung Hee era um homem de ação.  No entanto, diferente da imagem retratada por muitos historiadores, ele também era um homem de ideias e o que ele acreditava importava para a Coreia do Sul. Ele misturou o ethos japonês de mobilização do topo para baixo e as ideias norte-americanas dede tecnocracia com nacionalismo coreano em maneiras muito não-japonesas e não-americanas para abrir o caminho para o crescimento econômico. Como líder, Park Chung Hee compartilhava o espírito dos japoneses revolucionário de Meiji, dos Jovens Turcos e dos alemães bismarckianos, no qual o Estado comandava o mercado para acelerar o processo de desenvolvimento, de forma oposta a versão anglo-americana de modernização enquadrada em volta das forças do mercado e processos evolucionários, mas a maneira como Park combinou as ideias de estatismo, mercantilismo, corporativismo e o liberalismo dos EUA era distintamente sua. As novas estratégias e políticas não foram impostas de fora*: elas eram produto das ideologias, imagens e informações embutidas no mundo interno de Park Chung Hee. Foi através dessas dimensões ideais que Park concebeu, guiou e dirigiu a modernização sul-coreana nos anos ’60 e ’70. ”

Chung-in Moon e Byung-joon Jun, “Modernization Strategy: Ideas and Influences”, em “The Park Chung Hee Era – The Transformation of South Korea” (ajude nosso site adquirindo a obra!), org. Byung-kook Kim e Ezra F. Vogel, Harvard University Press, 2011, pg. 124

Esta é uma introdução a ideologia de Park Chung Hee, general coreano que tomou o poder através de um golpe de estado em 1961 e que iniciou o processo de modernização da economia sul-coreana, conduzindo este processo até sua morte (assassinato) em 26 de outubro de 1979. É notável que em 1961 a Coreia do Sul estava afundada na pobreza e na anomia, sem perspectivas em relação a seu vizinho comunista do norte em ascensão, e em 1979 possuía uma poderosa economia industrial, podendo se equiparar ao norte (e nesse conflito eventualmente assumiu uma posição muito vantajosa com a queda do Bloco Socialista). Esta ideologia será abordada com mais amplitude em outros textos, de maneira que seja divida em partes.

*Isso não desmente (e não é a pretensão dos autores) o modelo dependente de desenvolvimento que foi assumido e o papel preponderante dos Estados Unidos na política sul-coreana.

Continuação:

A identidade japonesa na ideologia de Park Chung Hee

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *